theme-sticky-logo-alt

Contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais: Projeto de Lei é aprovado pelo Senado

0 Comentários

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, aprovou o Projeto de Lei para contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais. O PL 4890/2019, de autoria do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), prevê incentivo fiscal para empresas que contratarem profissionais 60+.

O Projeto de Lei estipula que o incentivo fiscal dure cinco anos. Dessa forma, as empresas serão estimuladas financeiramente para incluir profissionais maduros em seus times de funcionários.

Como o PL de contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais irá funcionar

Segundo o PL, o empregador poderá deduzir, dos 20% de Contribuição Patronal sobre a Folha de Pagamento (Lei 8.212, de 1991), o valor de um salário mínimo. Esse valor será referente a cada semestre de contrato de trabalho do profissional maduro contratado.

A proposta ainda prevê que empresas que contratarem pessoas 60+ poderão deduzir da base de cálculo da CSLL. Essa é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, o total da remuneração do empregado.

O projeto de incentivo para contratação de trabalhadores com 60 anos ou mais segue para a análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com Rodrigo Cunha, relator na CAE e senador do Podemos de Alagoas, é necessário adotar políticas públicas para combater e reverter o etarismo. Com o envelhecimento da população, a empregabilidade de profissionais 60+ é um tema central do século XXI. O que impacta diretamente em questões políticas relacionadas ao sistema de saúde e de seguridade social.

“O projeto se insere na tradição legislativa brasileira de concessão de benefícios financeiros para incentivar a contratação de determinadas categorias de trabalhadores”, aponta Cunha.


A requalificação é um ponto importante para se manter ativo no mercado de trabalho. Por meio do Programa ViverMais, associados do Instituto de Longevidade têm acesso a mais de 200 cursos. São temas que impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde financeira de todos. 

Post anterior
A CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL EM 2023
Próximo post
Quais são os tipos de faltas justificáveis no trabalho?

0 Comentários

Deixe uma resposta

15 -20.4909492 -54.6257614 1 1 4000 1 https://seesvig.org.br 300 1